sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Lu Spinelli recebe Medalha de Honra ao Mérito Artístico


Por Carla Sousa, da Ascom/Secult -  12/04/2012
Delegado do CBDD entrega medalha à artista (Foto: Aqruivo Pessoal)

A coreográfa e bailarina Lu Spinelli recebeu no último domingo, dia 8 de abril, a Medalha de Honra ao Mérito Artístico concedida pelo Conselho Brasileiro de Dança (CBDD), vinculado à UNESCO. A solenidade de entrega aconteceu no Teatro Mário Lago, no Rio de Janeiro, durante evento da entidade. A medalha foi concedida à artista em reconhecimento pelo trabalho de divulgação da dança que ela vem executando ao longo de sua carreira e como representante de Sergipe no CBDD.
“Essa homenagem é importantíssima porque o Conselho Internacional e o Brasileiro não iriam conceder essa medalha por nada. Não é uma escolha governamental ou de Estado, como outros prêmios e homenagens. Essa é diferente porque é baseada no currículo do homenageado e leva em consideração todos os feitos daquela pessoa em prol do desenvolvimento da dança. Mas para mim, todos os prêmios que recebi tem seu valor porque é um reconhecimento do meu trabalho”, destacou Lu Spinelli, que ocupa há mais de 20 anos a função de delegada de Sergipe no CBDD.
Dentre as funções executadas por ela enquanto delegada do Conselho, está a de fomentar e divulgar a dança para todos os públicos e em todas as suas vertentes. Um dos trabalhos que ela vem realizando com muito prazer é a divulgação da dança no interior do Estado, com a realização de palestras para estudantes.
Além disso, ela participa constantemente de eventos nacionais e internacionais, a exemplo do Festival Internacional de Dança de Goiás, que acontece em junho, e no qual proferirá palestra e fará parte de um júri para a concessão de bolsas de estudo a bailarinos nos EUA.
Uma das ações mais importantes encabeçada por ela no sentido de dar maior visibilidade à dança no Estado de Sergipe é a divulgação do Dia Internacional da Dança, celebrado em 29 de abril.
“Antes ninguém fazia nada para lembrar a data, eu como delegada do Conselho, comecei a realizar atividades como palestras, workshops e oficinas em torno do Dia Internacional da Dança e depois foi formado um coletivo dos grupos que foram à Secult e a secretaria aprovou a realização da Semana Sergipana de Dança. Uma iniciativa muito saudável porque as pessoas passaram a conhecer data”, explicou. Este ano, a Semana Sergipana de Dança ocorrerá no período de 16 a 20 de maio no Teatro Tobias Barreto.

Evento foi realizado no Teatro Mário Lago, no Rio de Janeiro (Foto: Arquivo Pessoal)

Além de atuar na promoção da Dança em Sergipe, Lu Spinelli é uma das integrantes do Conselho Estadual de Cultura, entidade consultiva vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Ela compõe o quadro de conselheiros há três gestões. Paralelo a seu trabalho de conselheira e delegada do CBDD, Lu comanda a escola de dança Studium Danças, trabalho que realiza há 40 anos com muita dedicação e que tem revelado grandes talentos sergipanos da dança. “Poder contribuir com a formação da classe de dança no Estado é muito gratificante”, enfatizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário